terça-feira, 18 de setembro de 2007

EPISÓDIO 5: Estudando ou não...

“Grande coisa essa surpresa. Será que eles precisam de uma premiação para motivá-los a estudar, ou agora que tá na hora do Enem e não dá mais tempo mesmo, para ao menos se dedicar na prova?”, pensa Lúcia.
Lúcia é super CDF. Sua maior pretensão é passar em Medicina e depois, quem sabe, ter um consultório, fazer cirurgias, engessar pernas... Sobre que área seguirá depois que passar no vestiba, não se decidiu ainda, de momento quer passar no curso mais disputado em praticamente todos os vestibulares.
“Bom, seja qual for a tal novidade, acho que eu sou a única que pode se considerar dentro até agora” pensa a garota.
Não que Lúcia fosse achada ou esnobe por ser inteligente, ela era dedicada mesmo. E com certeza seus colegas também apostariam nela se houvesse algum bolão de apostas. Lúcia até gosta de trocar idéia com os colegas, o problema é que às vezes chega a ser chata porque seus assuntos são todos sobre trabalho de aula, a concorrência nos vestibas em todo o país, o alto índice de suicídio no Japão (dos jovens que não passam) e a probabilidade dela passar em cada faculdade.
Os trabalhos em dupla, ou em grupo, meio que dividiam a turma. Uns brigavam pra fazer com a Lúcia pra se sair bem, outros acham ruim estudar com ela porque ela não dava tempo pra respirar. No mesmo dia que recebiam o trabalho já queria combinar coisas, se encontrar na biblioteca ou em casa pra pesquisar e esboçar o trabalho.
Lúcia não faz por mal, age dessa forma porque simplesmente gosta de estudar e, por sinal, se empenha pra ajudar alguns colegas. O Leco com certeza é um bom exemplo.
Leco não é dos mais estudiosos, tanto que quase perdeu a inscrição pro Enem. Mas Lúcia dava preferência pra fazer dupla com ele nos trabalhos. Por que será, hein? Uma leve quedinha não assumida, diga-se de passagem. A CDF até convidou ele pra estudar pro Enem na casa dela, mas aí Leco tinha o futibas num dia, no outro ficou parodiando os pagodes de sucesso com a gurizada e nessa deixou até a inscrição pra última hora. Vai ver foi a surra que levou da Xandão que sacudiu as idéias dele e ajudou a lembrar do prazo.
Aí, meio decepcionada com o desinteresse dele, Lúcia quer mais fazer a prova dela e ver qual é a tal novidade. Nisso, pessoal chegando, esperando, procurando cada um sua sala e tal, vem a Tatiene, meio que desesperada:
- Hi Fabinho, a Paty e a Naty ainda não chegaram?
- Hi quéri! Não sei, na verdade elas se inscreveram, mas não sei delas não.
- Ai, queria sentar num lugar perto delas, já que estamos na mesma sala! – responde super empolgada.
- Pois é, que sorte né, vocês na mesma sala... – Fabinho meio que corta o papo ao ser empurrado pelo Pedrão que passa correndo, super preocupado por não encontrar o nome dele na sala indicada.
- Meu, eu me inscrevi sim. Eu juro, tá aqui meu papel, oh! – mostra Pedrão. E agora meu, só falta eu ter vindo aqui pra nada... – resmungava.
Nisso vem o Líder. Pede pra ver o papel, olha desconfiado e diz:
- Pedrão, tem um problema aqui.
- E o problema, meu amigo é que tu tá na escola errada... Cara, te liga, a tua prova não vai ser aqui!
- Putzzzzzzz grilla... Não creio! Deixa eu ver! - Tá aqui ó: “Local da prova: Escola de Ensino Médio Maria Tereza.” - confere Líder no papel de inscrição.
- Ai, que merda! Devo ter banha no cérebro mesmo!
“Concordo plenamente”, pensa Fabinho.
“Coitado”, se compadece Tatiene...
E o Pedrão, sem mais demoras, corre para tentar chegar ao local da prova, que fica próximo da sua casa.

Nenhum comentário: