quinta-feira, 4 de outubro de 2007

EPISÓDIO 17: Papo sério

As arquibancadas do ginásio estão amontoadas de gente. Todos os alunos dos terceiros e mais uns gatos-pingados curiosos dos segundos anos tão presentes. A gurizada toda tá apreensiva, afinal, quando o assunto é vestibular, dá um friozinho na barriga de qualquer aluno que tenha o mínimo de interesse nos estudos e queira ser alguma coisa nessa vida.
Sidinelson, o diretor do Liceu, pega o microfone do palco improvisado entre as arquibancadas do ginásio, apresenta os profissionais que compõem a mesa principal e começa o falatório, num linguajar descontraído e carinhoso ao mesmo tempo, já que essa é a maneira como Sid trata das suas "crianças" ao longo de todos esses anos que é o dirigente da escola:
- Feras, vocês já devem estar carecas de saber o quanto é importante prestar vestibular e cursar uma faculdade. E todos nós sabemos o quanto a tarefa de escolher uma profissão com apenas 16 ou 17 anos é difícil. Por isso, o Liceu hoje abre as portas e recebe esses competentes profissionais para bater um papo bacana com vocês. Vale dizer que quem organizou essa muvuca toda foi o Frederico, o representante da turma 304...
Neste momento, a gurizada toda interrompe o discurso do diretor e aplaude o Líder, o aluno mais responsável e que mais virou-e-mexeu para que a palestra realmente se efetivasse. Até mesmo a Maria Joana, que é tri desligada e não tava dando a mínima para a tal palestra, tirou o chapéu para o colega.
Sid continua o discurso introdutório:
- Espero que essa palestra sirva para alguma coisa. Desejo que vocês saiam daqui do Liceu sabendo o que pretendem fazer na faculdade e que tenham muito sucesso na carreira que escolherem. Afinal, desde pequenos vocês devem ouvir dos pais de vocês que "temos que ser alguém na vida". E escolher a profissão que mais nos identificamos é o primeiro-passo nesse sentido.
Sid, então, passa a palavra para a Raquel, que é psicóloga, orientadora vocacional e tem uma paciência do tamanho de um bonde. Pudera, para agüentar a folia e as conversinhas paralelas da galera...
- Bom dia pessoal!, começa Raquel. - Quando vocês fizeram a matrícula para o terceiro ano, aposto que vocês logo pensaram: "Bah, esse é meu último ano na escola. Agora sim eu preciso decidir o que vou ser quando crescer". Foi ou não foi isso que aconteceu com vocês? - questiona Raquel pra platéia de adolescentes inquietos, numa tentativa de fazer da sua explanação algo interativo.
Xandão, sentada ao lado da sua protegidinha Juju, está prestando atenção na palestra, mas bem de canto. Quando Raquel faz a pergunta, a garota não se manifesta, mas pensa: "Sim, é verdade. Eu realmente pensei isso quando fiz minha matrícula. E aí que quero e já estou decidida a fazer Educação Física". Juju pensa o mesmo, quase em sintonia com a amiga: "Decidi que faria faculdade de Psicologia no começo deste ano, logo quando as aulas começaram".
Junior, o boyzinho, que sentou bem na frente do palco montado no ginásio, resolve responder para Raquel, já que ninguém se manifestou:
- Na verdade, eu decidi que vou fazer Administração ainda quando eu tava no primeiro ano. Eu gosto desse negócio de empresa e tal. E também porque quero seguir a carreira do meu pai e cuidar da empresa da família.
- Muito bem, rapaz. - responde Raquel. E continua: Já que tu comentou sobre administração de empresas, eu passo a palavra para o Ricardo Brandon, proprietário do grupo Brandon, que vai falar sobre a rotina de um administrador.
Nesse momento, entra no ginásio devagarinho a Ana, para não chamar a atenção. Ela está pálida, fraca. Senta perto da Camila que puxa papo, cochichando:
- Amiga, onde tu tava? Tu tá triiii branquinha!!
- Ai Cami, eu tô tri mal. Eu tô enoooooorme de gorda. Que saco! Que que eu faço pra emagrecer?
- Ana, te liga guria! Tu tá definhando! Tu tá pura pele e osso! Isso é uma doença, sabia?
- Doença? Que doença o quê! Eu sou saudável. Meu espelho não me mente. Pior é que ele me diz que eu tô gorda, muuuuuuito gorda. Onde já se viu, tô pesando 45 kg...
Fabinho chega espalhafatoso no ginásio, acompanhado da Lúcia, a amiga CDF. Atrasados, lóóóógico. Ele tinha ido ao banheiro arrumar o topetinho e aproveitou pra passar na biblioteca pra trocar umas palavrinhas com a Lúcia, que preferiu ficar estudando a ouvir todo o blábláblá de vestibular que ela já sabe.
- Hey darling, vamos lá pro ginásio comigo!
- Tá bom, Fabinho! Aceito teu convite. Até porque eu já adiantei os temas de Matemática e Química pra semana que vem.
Fabinho sentou no meio das patricinhas Naty e Paty, excluindo a Tatiene (que estava grudada na Naty) mais pro canto. Lúcia sentou com eles.
Depois que o empresário Brandon falou com a gurizada, começou a oratória do jornalista. Fabinho chegou a tempo de escutá-lo. E gostou do que ouviu. E pior. Agora tá em dúvida: "Moda, RP ou Jornalismo?". Bom, para o Fabinho, a palestra não serviu para definir sobre a profissão que pretende seguir. Pelo contrário. Deixou o rapaz ainda mais confuso. Pior que ainda faltava falar o médico, o engenheiro e a nutricionista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim essa história vai ficar emocionante...

Anônimo disse...

Wow! You're working hard Carol! :)
The sketches are getting better and better.