segunda-feira, 8 de outubro de 2007

EPISÓDIO 19: Uma nova idéia

- Sobre que profissão tu escreveu? - pergunta Camila a Gegé.
- Sobre Administração. Não sei se é só empolgação pelo trabalho novo, mas tô começando a me interessar por essa área. Eu fico acompanhando a galera trabalhando lá no escritório, vendo o que cada um faz, e acho muito legal. Se eu conseguir me firmar lá no trampo, acho que poderemos oferecer um bom futuro para o nosso bebê – projeta o garoto.
- E tu, escreveu sobre o quê?
- Sobre Letras. Mas também tenho vontade de estudar Serviço Social. Pena que ainda não me sinto bem informada para escolher entre os dois – diz Camila.
- Uma hora dessas a gente pode ir num cyber, pesquisar sobre as profissões, o que tu acha? Até lá na empresa que eu tô trampando tem gente de várias áreas, de Recursos Humanos, de Psicologia, tem o pessoal da área da comunicação, administradores, além da galera da produção, que manja muito de engenharia.
- Gostei da idéia, mas fico sem jeito de ir lá no teu trabalho.
- Ah, vamos ver. Vou dar um tempo e falar com o meu chefe mais adiante. Ele é gente fina e sei que vai deixar – afirma Gegé.
À tarde, os dois vão passear. A palestra sobre as profissões empolga bastante Gegé. No dia seguinte, na aula de Educação Física, ele trata de dividir a motivação com os colegas boleiros. Cadu, Leco e Pedrão estão em um canto, falando sobre as expectativas para o futuro, o que pretendem cursar na facul e outros assuntos.
- Ae, gurizada, tô vendo que vocês também tão empolgados com essa história de vestibular – diz Gegé.
- Menos, menos. Pelo jeito, o paizão aí está louco pra garantir uma profissão que dê grana, né? - brinca Pedrão.
- Claro, né velho. Logo terei um bebezinho lindo pra cuidar – afirma Gegé, com brilho nos olhos, quase que ofuscando a preocupação que insiste em lhe acompanhar quando pensa no futuro. Ele aproveita para convidar a turma para ir ao cyber, para buscar informações sobre os cursos universitários.
- Bah, amanhã eu não posso e na quinta também não. São as duas noites em que eu tenho um futibiribas marcado com a galera – alerta Cadu.
- Eu também – diz o Leco.
- Então na sexta, o que vocês acham? - pergunta Gegé.
Todos concordam, e o encontro fica marcado para as 19h na frente do cyber. Na sexta-feira, Gegé lembra de convidar o Geek para ir ao cyber.
- Pô cara, convite de última hora é pra enterro – brinca o hacker.
- Falando sério, cara, hoje não dá. Tenho que baixar uns esquemas no E-Mule. Mas valeu pelo convite, manda abraços pra galera – continuou Geek.
Na hora marcada, todos estão lá, na porta do cyber café, menos o Pedrão.
- O cara é um folgado. Liguei pra ele e ele tá dormindo – diz Cadu.
- Ah, nem te estressa. Vamos nessa, turma, dar uma pesquisada geral – convida Gegé.
Divididos, cada um em seu computador, a turma se diverte. Os boleiros, claro, foram direto aos sites de futebol. Conferem os últimos resultados dos principais campeonatos, depois acessam sites específicos sobre Educação Física. Anatomia, condicionamento, aquecimento muscular, regras de vários esportes, tudo aquilo deixa a dupla animada. Camila vai direto nos sites de Letras e pesquisa sobre o universo escolar.
- Amor, depois quero ver alguma coisa sobre Serviço Social. Tu pesquisa pra mim? Não tô me sentindo muito bem - diz Camila.
- Já vejo – responde o garoto, lendo uma resenha sobre um livro de Philip Kotler, falando de administração de marketing.
Depois de algum tempo, Gegé percebe que ela está pálida.
- Tu não vê que eu não tô legal, poxa?
- Calma, calma – diz o garoto.
- Eu vou pra casa, tomar alguma coisa e descansar. Tô muito estressada. Nem parece que eu tô grávida. A minha mãe nem me dá bola, tu só quer saber de ficar com os teus amigos. Tô cheia disso - diz a garota.
- Não fica assim, te acalma. Depois a gente conversa. Eu vou ficar aqui com o pessoal e depois eu vou, pode ser? - diz Gegé.
- Pode. Tu não tá nem aí pra mim... - diz Camila.
- Bom, depois a gente conversa, amor - responde Gegé, estressado.
Camila se despede rapidamente dos colegas e sai. Os que ficam, imprimem bastante material sobre Administração, Educação Física, Serviço Social, Psicologia, Contabilidade e Ciências da Computação. Essas duas últimas, pensando nos amigos Pedrão e Geek, que, apesar de não irem ao cyber, certamente gostarão de se informar sobre essas profissões.
- Ô, gurizada, e se a gente levar esse material para a aula e apresentar pra turma, fazer tipo um debate? - sugere Leco.
- Boa idéia. Amanhã eu vou falar com o Líder para ver o que ele acha da gente organizar essa parada - diz Gegé.
Enquanto a dupla organiza os materiais que selecionaram na pesquisa, a chegada de um colega surpreende os dois.
- Ae gurizada, beleza? O que é que tá rolando? Tão fazendo alguma coisa da aula? - pergunta Junior, filho de um empresário bem-sucedido e reconhecido da cidade.
Estava indo pra casa e aproveitou para jogar um pouquinho no cyber. Os boleiros não iam muito com a cara dele. Achavam o guri um boyzinho, mas o recebem numa boa.
- A gente juntou um material sobre várias profissões e vai levar pra aula. Nós vamos ver com o Líder o que ele acha de montar um esquema, tipo um debate, pra gente discutir com a turma - diz Cadu.
- Bah, gurizada, nada a ver. Isso aí não vai render. Lá na empresa do meu pai tem tipo um projeto, que eles chamam de "Na Sombra". Um estudante passa um dia inteiro na cola de um profissional que ele acha legal, para ver como é a profissão. Eu acho muito massa esse lance. Tô vendo com o meu coroa um dia pra eu acompanhar um dos diretores lá da empresa, da área de desenvolvimento de produto. A gente podia lançar a idéia na turma para ver se o pessoal quer se inscrever, né? - sugere Junior.
- Cara, muito massa essa idéia! Vamos ver com o Líder se ele pode se informar sobre como a galera pode fazer pra participar desse projeto - sugere Leco.
- Feito. Vamos mesmo - diz Junior.

Nenhum comentário: